quarta-feira, 31 de julho de 2013

Brigadeiro Hermanos - EU INDICO!

Si! Brigaderitos hermanos!

Todo ser humano, homem ou mulher, deve fazer três coisas na cozinha para quaisquer casos de emergência: pipoca de microondas, macarrão instantâneo e, é claro, brigadeiro. Seja para matar a fome, para acompanhar um filme ou para impressionar alguém, esse "tripé" sagrado deve ser de conhecimento de todos. No entanto, pipoca é pipoca, miojo só muda (ou não) o sabor dependendo do pózinho do pacote que acompanha e o brigadeiro é brigadeiro. Então, por que não, inovar? 

Foi o que sobrou...

Vamos falar hoje do Brigadeiro Hermanos, inventado e batizado por esse que vos escreve. Fácil, rápido e diferente. 

Ingredientes:
1 lata de leite condensado;
1 colher de margarina sem sal;
7 colheres de cacau em pó ou Chocolate do Padre;
Chocolate granulado para enrolar. No entanto, podemos fazer mais variações como paçoquinha rolha ou sucrilhos triturado; ou até coco ralado.

Modo de preparo:
a) Coloque a lata de leite condensado dentro de uma panela de pressão e cubra com água fria até a altura da lata;
b) Coloque no fogo alto e deixe cozinhar por 30 minutos até a panela começar a chiar;
c) Retire a lata da panela e deixe esfriar;
d) Coloque o doce de leite em uma panela funda, junto da margarina e do cacau em pó;
d) Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau até que a mistura comece a desgrudar da panela;

e) Deixe esfriar, unte suas mãos com margarina e enrole os brigadeiros.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Cantina Capuano - EU INDICO!




Uma vez uma namorada disse que estava com vontade de ir em uma cantina, pois nunca tinha ido em uma. Ela morando em São Paulo e eu indo visitar ela no final de semana, pensei em realizar essa vontade dela. Somando todos os fatores, pensei que não seria justo levá-la em um restaurante com massa industrializada ou em uma casa qualquer. Pesquisando, achei a Cantina Capuano, a mais antiga da capital em funcionamento ininterrupto.

Peguei o endereço, busquei a namorada e parti para o bairro da Bela Vista, um dos redutos da colônia italiana em Sampa. A noite prometia. Achei a rua, estacionei o carro e já me vieram boas lembranças do local, já que a cantina fica próximo ao local da Festa da Achiropita. No entanto, chego na frente do imóvel e vejo uma portinha, surrada e uma placa que comprovava que ali era o tal restaurante. Entrei e percebi que o mesmo estava quase vazio, com móveis antigos e apenas um casal bebia um vinho por lá.

 

O que parecia uma possível decepção se tornou em uma experiência inesquecível. Pode parecer exagero, mas ao sentar me senti na mistura da casa da minha avó, com a Itália mas com o charme de São Paulo. A mesa ao lado tinha o tal casal bebericando o vinho, um senhor de idade “parlando” tudo em italiano com a esposa; a massa no ponto com sabor de caseira e tradicional; e na mesa ao lado a proprietária do restaurante sem nenhuma cerimônia descascava uma mexirica, de avental e vendo a novela. A soma de todos esses elementos, além do armário que deve ter muitas histórias pra contar, manco mas forte, fizeram da minha noite algo para se lembrar para sempre.

De acordo com o site do restaurante, a Cantina Capuano foi fundada em 1907 pelo calabrês Francisco Capuano, na rua Major Diogo perto do TBC e ficou em seu comando até 1961, quando foi comprada pelo casalbuonese Ângelo Mariano Luisi,e está no seu comando até os dias de hoje. Desde 1968, a cantina funciona no endereço da Rua Conselheiro Carrão, 416 e somos á Cantina mais antiga de funcionamento ininterrupto da Capital. Quando começou, a Cantina não possuía cardápio; era um menu fixo e toalhas de papel nas mesas, onde o velho “Chico” lotava seus dois salões e fechava as portas ás 8:00 horas não querendo saber quem ficava de fora.Até políticos importantes ficaram de fora na época porque ele havia fechado as portas.


Servia-se o jantar e pontualmente ás 22:00 horas ou, no máximo, 23:00 horas ele batia num ferro para mandar o pessoal sair. Do velho cardápio ainda mantemos a lingüiça calabresa seca, pão italiano, o fusilli feito á mão que é nosso carro chefe, o cabrito ensopado e o nosso molho ao sugo feito só de tomates. O cardápio foi ampliado seguindo as necessidades dos clientes e as toalhas de papel substituídas pelas toalhas de pano.


Quem gosta de massa deve conhecer! Cantina Capuano, EU INDICO!

Cantina Capuano

Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 416 - Bela Vista -São Paulo SP
Telefone: (11) 3288 1460
Site: www.cantinacapuano.com.br/

Funcionamento:
De terça a sexta - 11h30 - 15h e também 19h - 00h

Sábado11h30 - 16h30 e também 19h - 00h
Segundafechado
Domingo11h30 - 17h


Obs.: Nos feriados funciona das 11h30 às 17h00

segunda-feira, 29 de julho de 2013

DJ Abel Ramos – EU INDICO!



Um cara que já fez remixes para o top DJ David Guetta, é protegido do Sweedish House Mafia e ainda é aclamado como o produtor preferido do DJ Roger Sanchez, não deve ser pouca coisa. Realmente não é, o espanhol Abel Ramos talvez não tenha a mesma fama dos seus fãs dj´s, mas com certeza sabe o que faz e faz com qualidade.


Conheci o som de Ramos na mítica Green Valley em Balneário Camboriú em uma noite que exigia uma performance diferenciada, já que as outras atrações era o trio brasileiro Dexterz e Tim Berg, vocalista do Avicii (Levels). Com certeza o espanhol não fez feio e entregou a pista da casa catarinense em alto nível para Berg.

Ramos, considerado melhor DJ espanhol pela revista Deejay, já tocou pelos quatro cantos do mundo como na Sensation, Rock in Rio e Global Gathering, além de um evento próprio que costuma reunir mais de 5.000 pessoas. 





DJ Abel Ramos

Site oficial: http://abelramos.es/
Facebook: www.facebook.com/abelramosofficial
Soundcloud: https://soundcloud.com/abelramos

domingo, 28 de julho de 2013

Filme: “500 dias com ela” – EU INDICO!


Adoro filmes que possuem uma forma diferente de cronologia como o que acontece em “500 dias com ela”, em que os tais 500 dias são mostrados sem serem lineares. No longa, Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt de Batman – O cavaleiro das trevas) é um tímido escritor de cartões formado em arquitetura e que se apaixona rapidamente por Summer Finn (Zooey Deschanel). O personagem de Gordon-Levitt acaba aos poucos se aproximando da pretendida e iniciando um relacionamento. A partir daí o casal e vive uma série de situações que muitos de nós vivemos no dia a dia e que causam de momentos de felicidade a desgastes no relacionamento.



Vale a pena assistir pela trilha sonora, pelas inúmeras situações em que podemos nos enxergar e por um roteiro que, mesmo que não linear, se torna interessante no andamento do longa.



Algumas curiosidades:
- O filme começa com um aviso: "Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência … Especialmente você, Jenny Beckman …";

- David Ng do Los Angeles Times descreve a arquitetura como uma estrela do filme;
- Em português o filme se chama “500 dias com ela”, no entanto o título original é “500 days of Summer”, lembrando que a personagem principal se chama Summer e que a mesma palavra significa “verão” em português;
- Existe ainda uma menção no filme à palavra Autumn, que serve tanto como nome próprio como o significado de “outono”.





“500 dias com ela”

Distribuidor: FOX Filmes
Ano de produção: 2009
Com: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend e Chlöe Grace Moretz

sábado, 27 de julho de 2013

Bar do Carioca – EU INDICO!

Esse é o Bar do Carioca

O que faz de um bar um bom buteco? A comida, é claro! Conta o atendimento informal, a intimidade com os garçons, as garrafas empoeiradas de conhaque e os posters de times antigos de futebol. Mas de nada adianta se o cardápio não for de encher os olhos e a barriga. Sendo assim, indico o Bar do Carioca, considerado o melhor buteco 2011/2012 e 2012/2013 pela edição Campinas da Revista Veja – Comer & Beber. Os prêmios não param por aí, o bar ganhou ainda o prêmio “Comida di buteco” promovido pelo salgadinho Doritos com o famoso “Doritos do mar”, que leva camarão, queijo, catupiry e, é claro, empanado com o salgadinho.

O famoso Ovo de Porca: ovo cozido, recheado de linguiça, empanado e frito

No entanto, confesso que não sou muito fã de camarão, o que não é problema. No Bar do Carioca tem o Jilózitos (jiló recheado de queijo e empanado com Doritos – acredite, não tem gosto de jiló e é uma delícia), croquete de mortadela, sanduíche de calabresa com uma lingüiça fritinha e saborosa e, é claro, o ovo de porca (ovo cozido recheado e empanado), tradicionalíssimo salgado de boteco.

Ah, e a cerveja é geladíssima e o bar reúne de patricinhas à senhores de idade. Imperdível!


Bar do Carioca
Endereço: R. Erasmo Braga, 1067, Castelo
Site: www.bardocarioca.com.br
Telefone: 19 3243-5811

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O melhor bolo de chocolate do mundo – EU INDICO!

O tal do melhor bolo de chocolate do mundo

Confesso que a primeira vez que ouvi essa frase (porque pelo tamanho é mais que uma marca): o melhor bolo de chocolate do mundo, pensei que seria um bolo como tantos outros mas com um nome criativo de algum brasileiro esperto. Errei. A grife nascida em Portugal conta com casas não só no Brasil mas também na Espanha e na Austrália, oferece praticamente um único produto: bolo de chocolate. No entanto, é possível encontrar as versões meio amargo (com 70% de cacau importado) e tradicional (com 53% de cacau importado).

Embalagem pra viagem garante o bolo intacto

Aí surge a pergunta: mas é bom mesmo? Não sei se é o melhor do mundo, mas com certeza é uma experiência de vida e para um bom chocólatra é uma degustação obrigatória. A massa não se parece em nada com os tradicionais bolos, assemelhando-se mais a uma mousse de consistência um pouco mais rigída do que o normal. O resultado é um doce macio, com recheio cremoso e doce na medida certa. O preço, ao contrário do bolo, é salgado mas vale a pena.

Vitrine com poucas mas ótimas opções


O melhor bolo de chocolate do mundo
Endereço: R. Santos Dumont, 485, Cambuí

Site: www.omelhorbolodechocolatedomundo.com
Telefone: 19 3254.4008
Horário de funcionamento: seg. à sáb. das 10h às 20h30 e domingos / feriados das 12h às 18h
* consulte outros endereços no site.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pizzaria Veridiana – EU INDICO!

 Uma das belas criações da Pizzaria Veridiana

 Não sei se você leitor é como eu, mas para mim sair para jantar é um ritual. Escolher, me deslocar ansioso pelo que me espera, observar bem o imóvel pensando em quantas histórias o local teria para contar se falasse, ler atentamente o cardápio imaginando cada sabor combinado com um vinho ou outro ingediente, os minutos inesgotáveis entre o pedido e o prato saindo da cozinha e, é claro, a degustação. Pois é, se esse for o seu caso, não perca tempo e conheça a Pizzaria Veridiana.

A decoração da casa faz parte da "degustação" do momento

Tive o imenso prazer de conhecer a casa de Higienópolis (existe ainda uma segunda unidade no bairro do Jardins, também em São Paulo-SP). O casarão, que possui 110 anos, foi considerado pela revista americana Condé Nast Traveler como o “Salão de pizzaria mais transado do mundo”. O que isso quer dizer? Primeiramente, quando você vê o imóvel antes de entrar, fica com a impressão de que é uma casa de tamanhos normais. Não se engane, quando você entra a impressão mais é de um castelo do que de uma casa, o que concede a casa a proposta de “pizzaria mansão”. Soma-se à essa beleza arquitetônica as acrobacias que os pizzaiolos realizam com os discos de massa crocante. Os recheios são criativos, como a Napoli in Fiorentina com finas fatias de bife de ancho, preparado com cebolas, sobre molho de tomate fresco.

O piano não serve só de decoração. O pianista não soube tocar
Lady Gaga, mas tirou uma versão exclusiva de "New York, New York"

Tão criativo quanto os recheios, o pianista da casa consegue inovar com uma versão diferenciada do clássico “New York, New York” de Frank Sinatra (confirme se no dia que você agendar a sua ida o pianista se apresentará, vale a pena). Por fim, mas não de menor importância, experimente o levemente adocicado e extremamente macio tomate seco que vem junto de outros antepastos. De difícil explicação, o aroma e sabor são únicos.

Se uma imagem vale mais que mil palavras, aqui está a explicação
sobre o ambiente diferenciado da Pizzaria Veridiana


Pizzaria Veridiana – Unidade Higienópolis
Endereço: R. Dona Veridiana, 661, Higienópolis
Site: www.veridiana.com.br
Telefone: 11 3120.5050

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Receita: Capeletti in brodo – EU INDICO!

Quem já foi pro Sul do Brasil sabe que alguns pratos devem ser apreciados como parte das tradições do passeio. O fondue de Gramado-RS, o café colonial em Santa Catarina, os galetos em Canela-RS entre outros. Entre estes, um pode ser feito facilmente na cozinha da sua casa e combina perfeitamente com o frio que estamos “curtindo”: o capeletti in brodo. Confira essa receita rápida, barata e fácil.

Delícia!

Ingredientes:
1 frango caipira cortado em pedaços
1 cebola em cubos
2 tomate cortado em cubos
1 cenoura cortada em cubos
1 talo de aipo
1 bouquet de cebolinha cortado em pedacinhos
Sal à gosto

Modo de preparo:


a) Ferva a água em uma panela e acrescente os legumes e os temperos;
b) Coloque o frango e deixe cozinhar por 40 minutos;
c) Retire o frango, espere esfriar, desfie e reserve;
d) Cozinhe os capelettis até ficarem al dente no caldo de frango;
d) Devolva o frango desfiado ao caldo;
e) Sirva com queijo parmesão ralado à parte.


Dica: o capeletti in brodo casa bem com um vinho, fica como sugestão o Rocca Dei Mori Briacó Primitivo Salento IGT. Na minha opinião, que me desculpem os gourmets, essa receita pode até ter um toque de criatividade de quem prepara com a inclusão de itens (com cuidado) na receita, como: ervas finas ou um toque de vinho branco.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Summer 2014 – Mocassins Sergio K – EU INDICO!

Parece que os mocassins vieram realmente para ficar. Parte de uma moda de idas e vindas e que já foi sinônimo de “sapato de tio”, a liberdade e a quebra de tradicionalismos fizeram com o calçado ganhasse cores chamativas e detalhes diferentes. Prova disso é a promessa de uma nova leva na coleção verão da Sergio K.  No entanto, a pergunta é: como usar?

A dupla do seriado Miami Vice dos anos 80: sinônimo de bom gosto e mocassim.


Com tantas possibilidades de combinação, o tradicional camisa social branca com bermuda clara (bege ou creme) ganha um toque de informalidade com um mocassim colorido, podendo ser do azul escuro mantendo a sobriedade ou um pouco mais atual com um calçado na cor vermelha.


Imagem divulgada na fan page da Sergio K sobre a coleção de verão 2014

A Sergio K que deve lançar os mocassins nas cores azul claro, azul escuro, marrom, rosa e verde poderão casar muito bem com uma bermuda lisa e com uma camisa xadrez que ainda segue em alta. Para aqueles que gostam de seguir as tendências que vêm da Europa, a calça com a barra dobrada mostrando parte da canela também tem estilo que casa com o mocassim.




Receita: Chocolate Quente Italiano - EU INDICO!



Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de leite;
- 1 barra de chocolate meio amargo;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 1 pau de canela;

Faça raspas com a barra de chocolate, o suficiente para encher duas canecas e reserve. Misture o leite com o açúcar. Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre e deixe ferver por cinco minutos. Enquanto isso, preencha cada uma das quatro canecas com as raspas de chocolate até a metade. Desligue o fogo, adicione o creme de leite à mistura, retire a canela e despeje o leite sobre as raspas de chocolate.


Com a temperatura do leite, as raspas começarão a derreter.

Chocolate quente italiano
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 10 min.
Tempo Total de Preparo: 10 min.
Nível de Dificuldade: Fácil
Custo: $$ - Baixo

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Trilha sonora: "In My Head" – David Guetta – EU INDICO!

Essa faixa do David Guetta já não é tão nova mas com certeza tem muita gente que não conhece. Nem sempre um som consegue ser viciante desde a primeira vez que você ouve, mas com certeza “In my head”, parceria do dj francês com Daddy´s Groove e Nervo não faz parte desse grupo. De batida contagiante desde os primeiros segundos e vocal feminino em perfeita sintonia com a melodia, a faixa é daquelas que você ouve três, quatro vezes sem parar.




Vale a pena conferir a faixa que está no álbum “Nothing but the beat”.



In My Head 
Letra:
Is everybody broken hearted?
We're all living in a clouded dream
A skyscraper seems so tall
But no one fights, no one learns
We just push until it burns
No, I can't understand

Tell me I'm mad 'cause in my head
We work it out
And don't mess around
And the storms do come out

'cause in my head
Nothing's too hard
We fight for us
And we never give up

In my head



So is this it? what you wanted
I'm knowing it but just turn it around
'cause no matter what I try
I tried...

domingo, 21 de julho de 2013

Livro: “Os segredos da mente milionária” – EU INDICO!



As vezes, o mais difícil é pensar o simples. Acredito que é por esse motivo que a leitura do livro de T. Harv Eker é uma leitura necessária. Talvez um pouco dogmático, “Os segredos da mente milionária” pode mesmo assim ensinar conceitos que talvez não faça o leitor milionário, mas pelo menos com uma planejamento mais bem feito e até sirva como fator motivacional para mudanças.

Lições como aprender a estabelecer a remuneração pessoal por resultados e não por horas trabalhadas e definir o grau de sucesso pelo caráter, pensamento e crença são passados nas páginas do livro de Eker.

                                                                       T. Harv Eker - autor de "Os segredos da mente milionária"

Por fim, a pergunta que fica é: mas quem é T. Harv Eker? Afinal, por que eu devo confiar no que ele escreve? Além de provocar reflexões pessoais ao leitor que o levam muitas vezes à constatação de que realmente pequenas mudanças farão bem, o escritor vem chancelado por uma carreira de sucesso. Filho de imigrantes europeus que chegaram à América com apenas US$ 30,00, Eker galgou degraus sempre atrás do sonho de condições melhores até abrir uma das primeiras lojas voltada ao mercado fitness na América do Norte, apresentando um crescimento de novas dez lojas em apenas dois anos e meio. Após vender a empresa e se tornar finalmente milionário, perdeu todo o dinheiro em um período menor do que o usado para ganhar. Iniciou todo o processo novamente e hoje é presidente da Peak Potencials Training e já realizou palestras para mais de 250.000 pessoas em todo o mundo.

O livro best seller já foi número 1 no ranking do New York Times e Wall Street Journal.


“Os segredos da mente milionária”

Autor: T. Harv Eker
Editora: Sextante/Gmt
Preço: R$ 14,90 (fonte: Livraria Sariva – 18/07/2013)


sábado, 20 de julho de 2013

Especial Pizzarias: Pizzaria Camelo – EU INDICO!


Julho é o mês da pizza e, por isso, o Eu indico traz a indicação de pizzarias para comemorar a data. Hoje a indicação fica por conta da tradicionalíssima Camelo que conta com cinco lojas em São Paulo-SP, cidade que é sinônimo da redonda.

                                                                                    Pizzaria Pacaembu - um dos destaques da casa

A casa foi fundada em 1957 e curiosamente oferecia comida árabe, até 1963 quando foi comprada pela família Nóbrega. Além desses quarenta anos de história, fazem parte da tradição o pizzaiolo Antonio Macedo e as especialidades da casa como a pizza Pacaembú (batizada em homenagem ao bairro, e que leva peito de perú defumado, alho poró, cebola refogada e mussarela de búfala) e, quem diria, o frango à passarinho crocante e com um tempero único. Macedo inclusive já foi personagem de uma matéria da revista Veja São Paulo, que destacou, além das habilidades do chef, o salário de R$ 10.000,00 mensais.

                                                                               Frango à passarinho - nem só de pizzas vem a fama


Pizzaria Camelo
Site: www.pizzariacamelo.com.br
Endereços e telefones:
Rua Pamplona, 1873, Jardins - Tel.: 3887-8764
Rua Marechal Hastinphilo Moura, 73, Morumbi - Tel.: 3747-4450
Rua Eng. Edgar Egídio de Souza, 98, Higienópolis - Tel.: 3822-5050
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 151, Itaim - Tel.: 3842-1341 
Av. Aratãs, 794, Moema - Telefone: 5096-0176

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cuscus de Tapioca - EU INDICO!



O Cuscus de Tapioca provavelmente é uma das receitas mais fáceis que existe. Assim, é uma ótima pedida para quem não tem grandes habilidades na cozinha e quer oferecer algo mais criativo que um pudim de pacote ou uma gelatina. Além disso, a receita permite que a veia criativa seja explorada, já que é possível cobrir o doce com uma geleia de morango ou um doce de leite argentino, por exemplo. Se você for mais tradicionalista, opte pelo leite condensado em abundância.

Ingredientes:
500g de tapioca
600ml de água
300ml de leite
300ml de leite de coco
2 xícaras de açucar
1 coco médio ralado



Modo de preparo:

a) Coloque a tapioca e o açucar em uma travessa;
b) Ferva a água junto do leite e do leite de coco e jogue por cima da mistura;
c) Quando a mistura começar a ficar pastosa coloque metade do coco ralado;
d) Pegue um pano de prato e cubra a travessa em que está a mistura;
e) Quando esfriar, cubra com o restante do coco ralado;
f) Sirva com leite condensado ou outro creme / geleia / doce que preferir.


Dica: além das variações de cobertura, você pode ainda inovar colocando coco queimado ao invés do coco normal.