terça-feira, 30 de julho de 2013

Cantina Capuano - EU INDICO!




Uma vez uma namorada disse que estava com vontade de ir em uma cantina, pois nunca tinha ido em uma. Ela morando em São Paulo e eu indo visitar ela no final de semana, pensei em realizar essa vontade dela. Somando todos os fatores, pensei que não seria justo levá-la em um restaurante com massa industrializada ou em uma casa qualquer. Pesquisando, achei a Cantina Capuano, a mais antiga da capital em funcionamento ininterrupto.

Peguei o endereço, busquei a namorada e parti para o bairro da Bela Vista, um dos redutos da colônia italiana em Sampa. A noite prometia. Achei a rua, estacionei o carro e já me vieram boas lembranças do local, já que a cantina fica próximo ao local da Festa da Achiropita. No entanto, chego na frente do imóvel e vejo uma portinha, surrada e uma placa que comprovava que ali era o tal restaurante. Entrei e percebi que o mesmo estava quase vazio, com móveis antigos e apenas um casal bebia um vinho por lá.

 

O que parecia uma possível decepção se tornou em uma experiência inesquecível. Pode parecer exagero, mas ao sentar me senti na mistura da casa da minha avó, com a Itália mas com o charme de São Paulo. A mesa ao lado tinha o tal casal bebericando o vinho, um senhor de idade “parlando” tudo em italiano com a esposa; a massa no ponto com sabor de caseira e tradicional; e na mesa ao lado a proprietária do restaurante sem nenhuma cerimônia descascava uma mexirica, de avental e vendo a novela. A soma de todos esses elementos, além do armário que deve ter muitas histórias pra contar, manco mas forte, fizeram da minha noite algo para se lembrar para sempre.

De acordo com o site do restaurante, a Cantina Capuano foi fundada em 1907 pelo calabrês Francisco Capuano, na rua Major Diogo perto do TBC e ficou em seu comando até 1961, quando foi comprada pelo casalbuonese Ângelo Mariano Luisi,e está no seu comando até os dias de hoje. Desde 1968, a cantina funciona no endereço da Rua Conselheiro Carrão, 416 e somos á Cantina mais antiga de funcionamento ininterrupto da Capital. Quando começou, a Cantina não possuía cardápio; era um menu fixo e toalhas de papel nas mesas, onde o velho “Chico” lotava seus dois salões e fechava as portas ás 8:00 horas não querendo saber quem ficava de fora.Até políticos importantes ficaram de fora na época porque ele havia fechado as portas.


Servia-se o jantar e pontualmente ás 22:00 horas ou, no máximo, 23:00 horas ele batia num ferro para mandar o pessoal sair. Do velho cardápio ainda mantemos a lingüiça calabresa seca, pão italiano, o fusilli feito á mão que é nosso carro chefe, o cabrito ensopado e o nosso molho ao sugo feito só de tomates. O cardápio foi ampliado seguindo as necessidades dos clientes e as toalhas de papel substituídas pelas toalhas de pano.


Quem gosta de massa deve conhecer! Cantina Capuano, EU INDICO!

Cantina Capuano

Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 416 - Bela Vista -São Paulo SP
Telefone: (11) 3288 1460
Site: www.cantinacapuano.com.br/

Funcionamento:
De terça a sexta - 11h30 - 15h e também 19h - 00h

Sábado11h30 - 16h30 e também 19h - 00h
Segundafechado
Domingo11h30 - 17h


Obs.: Nos feriados funciona das 11h30 às 17h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário